Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

STF decide: prazo decadencial para concessão de benefício é inconstitucional

Publicado por Gilberto Mendes
há 4 anos

STF suspende julgamento de priso aps condenao em segunda instncia Agncia Brasil

O STF, na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6096, decidiu pela inconstitucionalidade do art. 24 da Lei nº 13.846/19.

Através da MP 871/19, o art. 24 da Lei nº 13.846/19 havia dado nova redação para o art. 103 da Lei nº 8.213/91, de modo que esta redação limitava o direito fundamental à concessão de benefício ao prazo decadencial para revisão.

Agora que o STF decidiu pela inconstitucionalidade, retorna redação anterior do art. 103 da Lei 8.213, limitando o prazo decadencial somente para a revisão do ato de concessão de benefício:

Art. 103. É de dez anos o prazo de decadência de todo e qualquer direito ou ação do segurado ou beneficiário para a revisão do ato de concessão de benefício, a contar do dia primeiro do mês seguinte ao do recebimento da primeira prestação ou, quando for o caso, do dia em que tomar conhecimento da decisão indeferitória definitiva no âmbito administrativo.”

O relator, ministro Edson Fachin, ressaltou que no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 626.489, o Plenário do STF já havia definido que não existe prazo decadencial para a concessão inicial do benefício previdenciário.

Ainda, segundo o ministro, “o direito à previdência social constitui direito fundamental e, uma vez implementados os pressupostos de sua aquisição, não deve ser afetado pelo decurso do tempo.”

FONTE: JORNAL INFORMATIVO - STF.

  • Sobre o autorADVOGADO PREVIDENCIÁRIO - OAB/MG 206.745
  • Publicações24
  • Seguidores30
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações219
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decide-prazo-decadencial-para-concessao-de-beneficio-e-inconstitucional/942092458

Informações relacionadas

Advocacia Geral da União
Notíciashá 5 anos

Ação para questionar indeferimento de benefício do INSS prescreve em 5 anos

Petição Inicial - TJSP - Ação Autora Provocou Administrativamente o Pedido de Auxílio Maternidade em Face do Inss, o qual foi Indeferido em 17.04.2017 (Nb - Procedimento Comum Cível

Wagner Piau de Almeida Neto, Advogado
Modeloshá 4 meses

Ação de concessão de benefício de auxílio doença acidentário (B91) retroativo c/c auxílio acidente (B94)

Eduardo Meyer, Estudante de Direito
Notíciashá 5 anos

Inconstitucionalidade da Medida Provisória nº 871, de 18 de Janeiro de 2019

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)